A culpa é dos peixes que são fracos.



A culpa é dos peixes que são fracos.

Lembro-me com sempre carinho do meu Mentor no hobby, Seu Antonio um Tuga muito simpático, que adorava contar piadas, foi através dele que me aperfeiçoei no hobby.

Através dele dei os primeiros passos e aprendi a como manter meu primeiro aquário.

Lembro que quando os clientes chegavam na loja dizendo que os peixes que tinham haviam morrido ele disparava” A culpa é dos peixes que são fracos” logo atrás ele emendava: Como é o seu aquário mesmo? Após a descrição ele logo apontava os possíveis erros e ensinava como melhorar o aquário de seu cliente.

Um dia Ele me disse: Antonio se o peixe morre a culpa é dele porque não é resistente e não nossa que não sabemos lidar com eles, é mais fácil culpar o peixe morto, que nossa incapacidade de lidar com eles, então vou lhe dar um conselho, compre livros sobre aquário, estude eles e busque informação sobre os peixes que você tem.

Mediante a essa dica preciosa, no final dos anos 70 aos meus 14 anos eu mantinha e reproduzia Acaras bandeiras e mantinha vários discus selvagens(era o que existia na época), todos morreram com mais de 8 anos.

Lia tudo que encontrava, Gastão Botelho e Cia ltda da ACAPi era o que tinha na época.

Já nos anos 80 eu montei um aquário marinho, nessa época havia uma loja no bairro chamada Oceanos, o dono um espanhol chamado Javier sempre me incentivou a ler sobre o hobby na época ele era o meu fornecedor de livros, li muito material em espanhol na época.

Mas sempre que perdia um animal me lembrava  do Seu Antonio, aprendi a buscar onde estava o problema a jogar a culpa no peixe.

No meio dos anos 90 surgiram as listas de discussões, conheci muita gente e sempre nas citações o pessoal falava sobre livros.

Logo em seguida vieram os fóruns , em sua grande maioria houve um grande crescimento tanto do hobby, como surgiram inúmeras comunidades com um grande conteúdo, quem se dispôs a ler e entender ,cresceu e se destacou no hobby, podemos ver surgir ganhadores de concurso de aquapaisagismo a nível mundial dentro dessas comunidades,criadores profissionais,lojistas.

O conhecimento adquirido por essa geração fez a diferença nos fóruns,apesar de toda informação misteriosamente para alguns os peixes ainda morriam de forma misteriosa e me lembrei do Seu Antonio A culpa é dos peixes que são fracos” .

Hoje o foco são as redes sociais existem centenas de vídeos, alguns por sinal sem fundamento algum, existem milhares de grupos, alguns com pessoas com muito conhecimento adquirido e muita pratica no hobby.

Existem centenas de livros em PDF compartilhados, revistas online, e conhecimento compartilhado.

Mas para alguns ainda os peixes continuam morrendo do nada, e me lembro novamente do Seu Antonio A culpa é dos peixes que são fracos” , é mais fácil culpar o peixe morto, que nossa incapacidade de lidar com eles.  

Tratar animais vivos como algo fraco e descartável nunca vai criar bons aquaristas, ainda mais nos tempos de fichas genéricas, youtubers que só buscam lucro ou fazer seu nome e literalmente vender seu peixe, grupos que só se interessam por quantidade de membros, hits, acessos.

Alimentando uma geração que tem uma nova fauna por mês por que: A culpa é dos peixes que são fracos”, toleram todo tipo de maus praticas, para preservar o membro, não vai ser desse jeito que formaremos uma próxima geração de bons aquaristas.

Por mais que defenda um hobby democrático, eu não posso compactuar com o tipo de aquarismo praticado por muitos, por isso somos teimosos e continuamos mesmo que alguns nos chamem  de intolerantes e estrelinhas, praticando o aquarismo de forma responsável.

Sempre acreditando que sucesso no aquarismo não esta em que se pode comprar,mas a quantidade de anos que conseguimos manter.

ezstyle




Comentários