Ciclídeos anões e aquários plantados



Eles são os destaques dos aquários plantados, sua personalidade e exotismo valorizam a população do aquário, e despertam a paixão por eles entre os aquaristas, apesar de isto ser um fator secundário nessa modalidade.
Segundo alguns aqua-paisagistas, o peixe é apenas um detalhe, ou um objeto de decoração segundo o relato de um aqua-paisagista ao jornal O Estado de São Paulo em matéria de 26 de Abril de 2004, essa modalidade surgiu na Holanda e foi aperfeiçoado por japoneses.
Objeto de decoração? Isso para Ciclidofílos seria impensável, mas afinal o que é um Ciclídeo anão?
Eu sempre desejei saber por que certos peixes eram considerados anões e outros de um mesmo tamanho não eram.
Se você recorrer a vários  livros diferentes sobre Ciclídeos anões, você achará muitas semelhanças, mas também várias diferenças entre esses peixes.
Tanto que até mesmo os autores de Ciclídeos americano eu. Ciclídeos anões, Horst Linke e Wolfgang Steack, reconhecem a ambigüidade.
O que classifica um Ciclídeo como anão?
Critérios:
Parece ser amplamente aceito que todo o peixe dos gêneros Apistogramma, Apistogrammoides, Biotecus, Crenicara, Dicrossus, Microgeophagus, Nannacara e Taeniacara são Ciclídeos anão.
O que eles tem em comum?
São todos peixes,da América do sul e água mole e acida,porem em meio a esses gêneros existem espécies que são encontrados em água neutra e em alguns habitats dura .
Em contar que existem peixes que se enquadram nessa categoria na África.

Mas vamos lá os requisitos são:
- Pequeno tamanho, ter no maximo 14 cm para machos e 12 cm para fêmeas na natureza
- Não devorar ou arrancar tipo algum de planta

-Não escavar o substrato ou tocas limitando isso para procriação
- Não matar os companheiros de aquário
Isso ainda é muito controverso pois os discus se enquadram muito bem nesse perfil,assim como bandeiras e até uma gama de Ciclídeos dos lagos do Rift.
Mas resumindo um Ciclídeo anão é um Ciclídeo de pequeno tamanho, que não destrua o tanque onde vive e não mate seus companheiros de aquário.
Nos Ciclidofílos amamos essa família pelo seu comportamento natural,pela sua territorialidade e agressividade e mesmo assim eles agradam gregos e troianos.

ezstyle2011

Comentários