Tropheus - (introdução)

Tropheus  - (introdução)



Venerado por centena de aquaristas os Tropheus do lago Tanganika ,são jóias raras da natureza,e comum se dizer que existem 6 espécies de Tropheus, mas realmente classificadas são apenas 4, annectens,moori,duboise e bichardi, as outras espécies são o sp black  e sp kaiser aguardando uma classificação oficial, todas possuem dezenas de variantes, que geralmente são batizadas com o nome da localidade onde foram descobertas ou pelo padrão de cor.



Os Tropheus são peixes comuns no lago Tanganika e estão distribuídos por toda a costa do lago, em áreas rochosas, abaixo de 15 metros de profundidade, tem muito em comum com os Pseudotropheus do lago Malawi, são agressivos e territoriais e vivem em grandes grupos de ate mais de 50 indivíduos,são herbívoros e eventualmente se alimentam de alguns pequenos moluscos.



O aquário




Em aquários a sua alimentação deve ser 100% vegetal , pois e a espécie com maior índice de Malawi Bloat conhecida,não são peixes para aquários comunitários pois espancam peixes menores ,mais  são frágeis aos ataques de peixes do próprio tamanho, o melhor seria viver em um pequeno grupo de 5 individuo em um aquário de 200 litros, com algumas rochas para abrigo.

Os tropheus são muito sensíveis à qualidade de água ,principalmente aos níveis de amônia, a manutenção de seus aquários deve ser respeitada, com trocas parciais de água constantes, o pH deve ser mantido sempre acima de 8,2 , pois nesse nível as suas cores são mais intensas. O  Tropheus e um peixe indiferente aos níveis de dureza.



A reprodução dos Tropheus e igual a dos peixes do lago Malawi, são incubadores bucais , e também são polígamos , o ideal e de 3 a 5 fêmeas por macho,a incubação demora entre 21 e 27 dias, quando a fêmea deve ser retirada do aquário deixando apenas os alevinos.



Dismorfismo sexual


Distinguir o sexo dos Tropheus não e tarefa fácil ,principalmente em peixes jovens.

As únicas indicações são: os machos possuem focinho mais inclinado para cima e as fêmeas mais arredondados, os machos são maiores e mais coloridos.

Mesmo assim isso não e uma forma totalmente segura.

Os Tropheus tem um comportamento interessante, se não haver um macho sexualmente maduro no aquário, o papel de dominante será da fêmea mais velha do aquário.


Photo © Gary Kratochvil



Espécies 


Tropheus annectens: Boulenger- 1900


Tropheus moori: Boulenger – 1898




Tropheus bichard: Nelisen – 1975




Tropheus duboise: Malier - 1959


Jose antonio/ez - 2003
Copyright © 2003-2011C.M.C.A
Todos os direitos reservados.
Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários