Stress em Ca´s

Stress.......


O stress é provavelmente uma das maiores razões pela perda de peixes no hobby,o stress provoca queda de imunidade deixando a porta aberta para doenças .
Os peixes são facilmente vitimas de infecções e parasitas,o animal perde a vitalidade,se isola dos demais,deixa de se alimentar,respiração ofegante e dentro de alguns dias já esta morto,as famosas MMP´s *,com algumas atitudes básicas entre os aquaristas,podemos diminuir em muito o stress de nossos animais, vamos ver isso na pratica:
Variações bruscas: 
  • Temperatura
A simples queda brusca de temperatura em 5 graus centígrados para uma possível infestação de Ictio, ou a elevação de temperatura acima dos 31 graus faz com que  a taxa de oxigênio caia drasticamente, o uso de bons termostatos com aquecedor e o uso de coolers ou chillers para manter a temperatura constante sem variações bruscas, e lógico ter o bom habito de checar a temperatura do aquário, já inúmeros aquários desprovidos de termômetros.
  • pH
As mudanças rápidas no pH podem causar a irritação, mesmo se dentro da escala "aceitável" daquela espécie. Ao transferir peixes ou ao adicionar tamponadores do pH, evite uma variação de mais do que  0,5 (por exemplo 7,5 a 7,0),no período de 24 horas.

  • Tpa´s
As trocas parciais de água  devem ser feitas com água ajustada aos mesmos parâmetros da água do aquário,alguns peixes F0** são sensíveis a trocas de grande volume, o melhor é trocar menor quantidade em maior numero de vezes na semana.
O uso de buffers(tamponadores) devem ser feito com parcimônia como já mencionado,ou mesmo suplemento devem ser diluídos para adicionar no aquário .
Condições de água
  • Amônia
Os níveis de amônia e nitritos devem se monitorados sempre e  intervir se necessário.
  • Oxigenação
A grande maioria dos aquaristas até por desconhecer não faz o teste de nível de oxigênio dissolvido,no verão principalmente a oxigenação cai muito por causa das altas temperaturas, o uso de bombas para movimentar a lamina de água ou o uso de filtros U.G.J. geralmente resolvem.
  • Manipulação
É muito legal interagir com seus peixes,mas isso deve ser feito com muito cuidado e carinho,particularmente eu acho que quanto menos mexermos com nossos hospedes melhor.
  • Agressão
Quando perseguidos constantemente, os peixes se desgastam rapidamente,devemos manter espécies compatíveis e ter zonas de escape,para proporcionar abrigo aos nossos amiguinhos.
Bom como vimos com coisas simples podemos livrar nosso animais de uma grande carga de stress.
* MMP´s = morte misteriosa de peixes
** F0 = animal selvagem ,coletado

ezstyle 2009
 

Copyright © 2003-2011C.M.C.A
Todos os direitos reservados.
Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários