Hábitos Sustentáveis no aquarismo!

Hábitos Sustentáveis no aquarismo!
Simples, vamos a alguns pontos:
 
Iluminação: A não ser que você esteja morando no Alaska, o dia aqui no trópico tem 12 horas de sol, das 06:00 am até 06:00 pm! Considerando o nascer e pôr do sol, 8 horas de iluminação é o ideal para seu aquário e peixes! Iluminação além disso, você não só estará contribuindo para o problema de falta de energia que passamos, como estará stressando teus peixes que precisam de um tempo sem luz para descansar/dormir.
 

Água: Trocas Parciais de Água(TPA's) são necessárias no aquarismo, dependendo do volume de água trocada e volume de água do aquário, as TPA's podem ser diárias, semanais, quinzenais e até mensais! O Importante é que não troque mais de 30 % do volume do aquário por TPA, porém, quanto mais TPA's fizer, menores os volume da troca e vice e versa! Reuse a água da TPA para regar vasos, jardins e hortas, as águas das TP's são ricas em nitrato em fósforo, fará muito bem as plantas de sua casa e por esse mesmo motivo, não podem ser descartadas em vasos sanitários, ralos e bueiros e além da [possibilidade de poder levar espécies exóticas de animais, plantas e algas para o córrego mais próximo!
 

Equipamentos/Acessórios/produtos: O termo correto empregado aqui é reaproveitamento, reaproveite a caixa onde veio teus produtos para armazanar suas coisas; Potes de rações servem para vários outros fins; Se o equipamento quebrou, tente concertar ou dar um outro uso a ele; Até saquinhos que vieram teus peixes, podem ser reaproveitados para outros peixes que vá comprar, ou quando quiser vender/doar; Reutilize tua mídia de filtragem mecânica como perlon(Lã Acrílica) o máximo que permita sempre boa qualidade de água; Se precisar desfazer de alguma coisa(caixa/saco/produto/outros), separe para o lixo reciclável, ele voltará para o mercado sem necessidade de uso de matérias primas virgens.


Um aquarista sustentável também não compra peixes selvagens coletados indiscriminadamente na natureza, não solta espécies exóticas nos rios, lagos, meio ambiente e também não cria híbridos, peixes tingídos e não contribui para a degradação do ecossistema marinho ao usar rochas mortas/corais/halimeda!

Guilherme_Guila 2008

Comentários