UGJ - Under Gravel Jets













Créditos da foto: Johnny Bravo

Trata-se de um sistema, elaborado por Marc Eliesson (dono de um dos maiores websites dedicados à família Cichlidae), largamente utilizado nas montagens de ciclídeos africanos dos grandes lagos, que requerem grande circulação de água.
















Créditos da foto: Ana Luiza

Como a tradução do nome já sugere ("Jatos abaixo do cascalho"), o sistema é constituído por um sistema de tubulação posicionado logo abaixo o substrato do aquário, sendo utilizada uma bomba submersa para impulsionar a água através das terminações do sistema de tubulação, que devem ser estrategicamente posicionados, de preferência em locais de baixa circulação de água e/ou que favoreçam acúmulo de matéria orgânica (fendas de rochas, por exemplo).















Créditos da foto: Ana Luiza
















Créditos da foto: Ana Luiza
















Créditos da foto: Ana Luiza

Para otimizar o "efeito de jato", recomenda-se chanfrar as saídas, como na foto. Para isso, mergulhe o pedaço do cano de PVC em água fervente por alguns minutos e, logo após, aperte-o com um alicate, segurando por uns 30 segundos. Assim você terá uma saída de água menor, e por consequência maior pressão, o que é desejável no UGJ.














Créditos da foto:
















Créditos da foto: Ana Luiza

Não é uma exigência, mas o UGJ pode ser adaptado com um pré-filtro ou mesmo acoplado ao filtro principal do aqua. Com essa medida, a sifonagem completa do aqua acaba se tornando menos frequente, facilitando a manutenção do aqua.




















Créditos da foto: Ana Luiza
















Créditos : Ana Luiza, Johnny Bravo, Bruno Galhardi - 2006 CMCA Team


Melhor se visto em 1024x768

Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 2007

Copyright © 2003-2007 C.M.C.A

Todos os direitos reservados.

Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários