Substrato

Substrato

A escolha de um substrato correto e 50% do sucesso para um aquário de Ciclídeos Africanos,um substrato forte evita correções constantes de pH e kH,mantedo o pH na faixa de 8,0 a 8,6.você não necessita de um pH nem mais alto nem mais baixo que isso.
para manter a qualidade da água e necessária que o substrato tenha a altura mínima de 8 centímetros em aquários menores(100 litros) e de 12 centímetros para aquários maiores,vamos fazer uma breve descrição dos substrato que podemos usar:









DOLOMITA

A dolomita e a opção mais comum ,por ter um preço baixo e ótimo tamponamento inicial,mas tem a desvantagem de enfraquecer ,perdendo o poder alcalinizante com o tempo.










CONCHA MOÍDA

Assim como a dolomita e uma opção com preço baixo e ótimo tamponamento inicial,mas também com a desvantagem de enfraquecer com o tempo perdendo o tamponamento.











HALIMEDA

Halimeda e o esqueleto calcário de uma alga marinha e um dos melhores substratos para Ciclídeos Africanos tem a vantagem de se dissolver com o tempo mantendo o pH sempre alto, algumas pessoas não gostam da aparência dela que lembra flocos de aveia.









AREIA DE ARAGONITA

Esse e sem duvida um dos melhores substratos para aquários de Ciclídeos Africanos, pois reúne um ótimo tamponamento com uma aparência natural e muito bonito, e uma das melhores escolhas,também pode ser usada como base e ser recoberta pela areia de sua preferência.






SAMOA PINK
E simplesmente o substrato mais bonito que conheço,apesar do preço ser um absurdo,quem puder investir nesse substrato ganhara muito com seu visual no aquário.












Calcita

Mineral formado basicamente de CaCo3 com diversas granulometrias e propriedades semelhantes a Aragonita


Como vimos temos varias opções de substratos ,mas mesmo assim você pode usar outros tipos de substratos não alcalinos,utilizando outros métodos para tamponá-lo














AREIA

Na minha opinião e o melhor substrato para Ciclídeos Africanos,pois e o que se encontra no seu habitat natural,nada mais interessante que o comportamento dos peixes com esse tipo de substrato,como os sanddwellers que estão acostumados a pegar alimento nas camadas mais baixas do aquário não tendo que disputar alimento no meio da coluna de água com os outros peixes,isso evita alguns confrontos e ajuda a dispersar um pouco a competição por alimento.
para quem tem Haps ou Aulonocaras esse e o substrato ideal para observar seu comportamento natural.Podemos usar vários tipos de areia desde areia comum de construção a areia de filtro de piscina a areia de praia que faz um belíssimo efeito.Mas como manter o pH com um substrato neutro?
e simples podemos fazer uma camada de um substrato bem alcalino como a aragonita ou halimeda e colocar por cima uma tela de nylon fina e recobrir tudo com areia,podemos também utilizar de rochas calcárias na decoração para manter o tamponamento.
podemos também utilizar halimeda ou coral morto como elementos filtrantes, sempre lembrando que todo substrato deve ser muito bem lavado antes de colocá-lo no aquário.
Apesar de alguns afirmarem que o importante e ser original, nos indicamos que o importante e que seja bem alcalino.
Somente assim você terá garantias de um pH estável e menos manutenção que cascalhos simplesmente neutros, como seixos rolados, mineiro e afins.



linhas de substratos comerciais


Para todos os gostos e bolsos sempre vai haver um que agrade em aparência ou preço, todos alcalinos e eficientes em tamponamento.

















African Cichlids mix



















African Cichlids mix Congo



Nature Oceans -U.S.A.










Astralian golden sand













Black beach sand















Atlantic Crushed coral












Pacific crushed coral












Red Sea scallop

Eco Completed










Eco completed caribsea seafloor









Eco-Complete African Cichlid Gravel


Nota: Sempre indicamos materiais que não causem impacto ambiental , alguns desses substratos são extraídos da natureza , certifique-se com seu fornecedor da procedência e idoneidade do produtor.

ezstyle 2003 -2006

Melhor se visto em 1024x768

Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 2006

Copyright © 2003-2006 C.M.C.A

Todos os direitos reservados.

Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários