Reproduzindo Haps Jumbo

Reproduzindo Haps Jumbo




















foto:Croon

Todo aquarista que gosta de Malawians sonha um dia em poder manter um aquário com grandes Haps,Croon e um aquarista Australiano que se dedica a criação desses peixes e vai compartilhar conosco, um pouco de suas experiências com o Fossorochromis Rostratus nessa maravilhosa seqüência fotográfica.














foto:Croon

Fossorochromis rostratus
Os Fossies são conhecidos na Africa pelo nome de Chimbenje, que significa a grosso modo escoregadio, isso pelo habito de se enterrar na areia quando ameaçado, quando redes de pesca ou pessoas se aproximam eles se enterram rapidamente na areia para fugir, eles possuem esse comportamento desde a fase juvenil para fugir de predadores e pelo jeito não o perde na fase adulta.
O Fossie e um dos maiores sandewellers atingindo ate 30 centimetros, apesar do tamanho os Fossies não são piscivoros como os outros Haps grandes , sua alimnetação basica são moluscos e pequenos crustaceos que vivem no fundo arenoso.
Mesmo em aquarios podemos observar eles remexendo o substrato a procura de comida, muitas vezes enterram todo o focinho na areia e a engolem e em seguida expelem a areia pelos operculos.
















Reprodução
Os Fossie são peixes sociaveis e formam enormes cardumes, muitas vezes ate interespecies, os machos maduros exibem coloração mais forte e brilhante e os combates entre els podem ser ferozes na epoca da desova.
O processo da desova começa com o macho escolhendo um local para contruir seu ninho, essa area e completamente limpa pelo macho retirando todo o cascalho e deixando somente areia,esse ninho pode ter ate 2,50 de diametro , apos o ninho contruido ele atrai a femea e a dança nupcial em circulos começa, os ovos são depositados pela femea e fertilizados pelo macho e em seguida recolhidos na boca da femea.















foto:Croon
A imcubação dura em media 21 dias e os filhotes apos esse periodo são liberados pela femea, que ao menor sinal de perigo os recolhe novamente.














foto:Croon














foto:Croon
Os filhotes ficaram com a mãe enquanto couberem em sua boca, apos esse periodo eles ja se aventuram a incursões maiores pelo aquario, o macho deve ser separado pois a sua libido e enorme e tentara constantemente forçar a femea a nova desova, os seus ataques são violentos e podem resultar em ferimentos ou ate a morte da femea.















foto: Croon





























foto:Croon
ezstyle- 2004

special thanks: Croon (Richard O´brein) - for wonderful pics

referencias: Malawi Cichlids in their natural habitat

Melhor se visto em 1024x768

Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 2007

Copyright © 2003-2007 C.M.C.A

Comentários