PH, GH e KH: o que esse monte “Hs” tem a ver com meu aquário? Parte 1

PH, GH e KH: o que esse monte “Hs” tem a ver com meu aquário?

Entenda o que são e como funcionam essas medidas na água do aquário
Se você está iniciando no aquarismo, já deve ter ouvido ou lido algo relativo a essas siglas: pH, GH e KH ou ao menos uma delas (mais freqüentemente o pH). E, muito provavelmente, pesquisou sobre o pH “ideal” das espécies que deseja manter e, por indicação de um lojista ou até mesmo um aquarista mais experiente, adquiriu um daqueles testes de pH mais comuns. Leu a bula atentamente, teve uma breve elucidação sobre como utilizar o produto, e conclui: “Azul: pH alcalino, amarelo: pH ácido”. Fácil, simples. Mas será que realmente isso é tudo que devemos saber sobre os parâmetros químicos da água de nossos aquários? Primar pela excelência deve ser uma meta em todo hobby, e por que não para todas as nossas ações? No aquarismo, isso requer uma especial atenção, já que lidamos com organismos vivos que se encontram a nossa mercê, e cujas vidas dependem unicamente de nosso empenho e dedicação para mantê-las.
Serão descritos, neste artigo, os significados, a utilização, os efeitos, ou seja, um pequeno resumo sobre os parâmetros químicos da água do aquári
O pH (Potencial Hidrogeliônico)
O pH, denominado em nossa língua “Potencial Hidrogeliônico” é uma medida instituída pelo químico dinamarquês Sorensen, e tem por significado original, em latim, “pondus hidrogenii” (“Peso do Hidrogênio”).
Essa escala tem por função indicar a quantidade íons de hidrogênio ([H+]) numa determinada solução, que nos informam se um determinado meio físico é ácido, neutro ou alcalino. Podemos calcular o valor do pH em função da concentração de íons de hidrogênio através do logaritmo de base decimal inverso da concentração de íons, instituído por Sorensen.
Ex:
A água de um aquário possui uma concentração de [H+] de 0,00000001 mol/L (10-8 mol/L). Para calcular o pH, utilizamos:
pH = log 1 logo: pH do aquário = log 1
[H+] [10-8]
pH do aquário = log 108 = 8 log 10 = 8 x 1= 8, ou seja, pH do aquário = 8
Constatamos que o pH do aquário em questão se encontra a 8. De acordo com a tabela abaixo, verificamos que o pH é alcalino ou básico.















Fonte (adaptada): http://www.ns.ec.gc.ca/
Bruno Galhardi e Johnny Bravo -2004


Melhor se visto em 1024x768

Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 2007

Copyright © 2003-2007 C.M.C.A

Todos os direitos reservados.

Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários