Peixes mudam de sexo?

Peixes mudam de sexo?

E muito comum receber emails e algumas perguntas em listas de discussões perguntando meu auratus mudou de sexo? O meu Julidochromis era fêmea agora e um macho?
Mas será que peixes tem a capacidade de mudar de sexo?
Mudança de Sexo na Natureza
Há ocorrências de mudança de sexo na Natureza? Sim, há. Existem peixes que apresentam diferentes sistemas de determinação de sexo:
Diandria:
Nessa condição, os machos de uma espécie de peixe são de dois tipos ao mesmo tempo: há os que nasceram machos e assim permanecem, e os que nasceram fêmeas mas mudam para machos e assim reproduzem. Os dois tipos de macho coexistem no nicho, daí o nome di-andria, "dois tipos de macho".
Gonocorismo:
Neste sistema, o sexo é geneticamente determinado no nascimento do peixe e assim se mantém.
Monandria:
Na monandria, há um só tipo de macho. Há os machos que nasceram machos e assim permaneceram, ou há somente os machos que nasceram fêmeas mas mudaram para machos. Neste sistema, apenas um desses tipos de macho ocorrem, nunca simultaneamente como na diandria.
Os casos mais comuns
O caso mais conhecido são os peixes palhaços, todos nascem machos e por mudanças na hierarquia ou morte da fêmea do grupo um outro macho se transforma em uma fêmea, em um artigo recente a revista Nature um biólogo acompanhou um grupo de Amphiprion percula:
Na natureza, ele vive em uma estrutura social tão rígida que, se o procriador dominante deixa o grupo, o status e o sexo dos demais mudam para reabilitar a hierarquia e a organização.
"Se a fêmea morre, o macho muda de sexo e torna-se procriadora", explica o biólogo Peter Buston, da Universidade Cornell
Ele acompanhou 97 grupos de peixes-palhaços que vivem em recifes em Papua-Nova Guiné, mas não determinou como a mudança ocorre.
Fonte:revista Nature
Em Ciclídeos
Apesar de alguns relatos não existe nada cientificamente comprovado sobre a reversão natural em Ciclídeos Africanos, o que e mais comum de acontecer e um macho estar diminuindo suas cores mantendo o padrão da fêmea para se proteger de machos dominantes, ou machos com morpho tardio(mudança de cores atrazada).
E muito comum em peixes que formam colônias como os julidochromis os machos juvenis manterem o padrão de fêmeas , inclusive mantendo tamanho menor, isso também ocorre com peixes mais intolerantes como os Melanochromis.
Ezstyle -2004

Melhor se visto em 1024x768
Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 2006
Copyright © 2003-2006 C.M.C.A
Todos os direitos reservados.Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários