Os Três gigantes do leste

Os Três gigantes do leste

Os três grandes lagos africanos ficam situados no grande vale do Rift na Africa oriental, este vale e simplesmente uma das mais lindas paisagens do planeta, circundado por montanhas e vulcões, incluindo o monte Kilimanjaro o ponto mais alto da África.O vale do Rift foi formado a 25 milhões de anos quando a África e eurásia colidiram.Alem dos três gigantes Malawi,Tanganika e Vitória ainda existem lagos menores como o Edward e Albert.












Lago Malawi

O Malawi e um oceano de água doce permanente, com mais de 600 quilômetros de extensão e quase um quilometro de profundidade , e o terceiro maior lago da África e o nono do mundo. O Malawi fica situado entre os paises do Malawi ao oeste Tanzânia e Moçambique ao leste. O Malawi detém aproximadamente quase 50% de todas as espécies de ciclideos do mundo, sendo a maioria endêmica do lago.Os ciclideos do lago Malawi são divididos em três grandes grupos, mbunas, haps ou utakas e peacocks e são de longe os mais populares entre os aquaristas.O grupo mbuna e de longe o mais popular de todos , pois seus membros multicoloridos são uma unanimidade entre os aquaristas.Fazem parte do grupo mbuna os gêneros: Pseudotropheus, Labidochromis,MelanochromisLabeotropheus,Maylandia e Metriaclima.A sua grande maioria e herbívora e habita as áreas rochosas , são encontrados em ate 20 indivíduos por metro quadrado.O grupo dos haps ou utakas(haplochromideos)São conhecidos também como não mbunas são em sua maioria carnívoros e habitam águas mais abertas. A grande maioria possui o corpo alongado e cores tendendo para o prateado.O grupo dos peacocks e formado pelo gênero aulonocaras talvez as espécies com o colorido mais bonito do lago.O pH do lago Malawi varia entre 7,8 e 8,6 de região para região e varia muito também conforme as estações do ano.














Lago Tanganika

O lagoTanganika e o segundo maior lago da áfrica e o segundo mais profundo do mundoO lagoTanganika fica situado entre a Tanzânia ao leste, Burundi ao norte, Congo ao oeste e Zâmbia ao sul.Por ficar em uma região mais Arida ele tem um alto índice de evaporação, em conseqüência tem também um alto índice mineral em suas águas o seu pH médio e de 8,6 mas, a regiões onde e registrado ate 9,5O tanganika possui mais de 200 espécies de ciclideos em sua maioria endêmicos.Os principais gêneros são:Neolamprologus, Lamprologus e Julidochromis.



Lago Victoria

O lago Vitória e o mais novo dos três gigantes e também o que se encontra em piores condições, a introdução da perca do Nilo por pescadores, a contaminação dos pesticidas e o desmatamento de suas margens tem causado grandes danos e já temos pelo menos duas espécies de ciclideos extintos no lago. Os parâmetros de água e aparência são bem próximos ao do lago Malawi. O lago Vitória e o maior lago africano e o segundo maior do mundo, fica situado entre Uganda Tanzânia e kenya.Os Haplochromideos da Vitória são conhecidos por sua agressividade e sua grande maioria e endêmica do lago


ezstyle -2003

Melhor se visto em 1024x768


Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 20067


Copyright © 2003-2007 C.M.C.A


Todos os direitos reservados.

Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários