O que e um Hap (Utaka)

O que e um Hap (Utaka)
Um Haplochromideo do lago Malawi! Ate certo ponto a resposta esta correta, pois os peixes do Malawi são monophileticos (possuem descendência de um ancestral so em comum) e os Mbunas também são Haplochromideos.
Peixes que vivem em águas abertas do lago Malawi! Ate certo ponto também esta certo pois algumas espécies de Mbunas como os Cynotilapias preferem águas abertas.
Mas afinal o que e um Hap?
Os Haps alem de viverem afastados da costa tem algumas características que os diferenciam de outras espécies do lago, a principal e o fato de viverem em cardumes ,que freqüentemente e formado por diversas espécies, e bem comum esses cardumes possuírem milhares de indivíduos em uma mesma região.
Nessas regiões de águas abertas as correntes de água são constantes e existe uma enorme quantidade de plâncton, A natureza proveu os Haps de olhos grandes e eles podem enxergar esse minúsculos seres de forma individual, a sua boca em forma de tubo também esta adaptada a esse tipo de alimentação.
Os Haps também são territoriais e defendem um território mesmo em águas abertas,os machos possuem enormes haréns e a luta pelo seu controle e feroz, algumas espécies atingem tamanhos acima de 30 centimetros e são predadores que caçam entre os cardumes.
Assim como nos Mbunas os Haps machos são maiores e mais coloridos , algumas fêmeas como as do gênero Aulonocara são completamente idênticas sendo impossível a sua diferenciação , outras como algumas do gênero Copadichromis possuem um padrão de prateado com pontos pretos, em aquários o ideal e não se misturar fêmeas dessas espécies pelo risco de hibridação.

Ezstyle - 2004


Melhor se visto em 1024x768

Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 2007

Copyright © 2003-2007 C.M.C.A

Todos os direitos reservados.

Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários