O Aquário natural



O Aquário natural
Essa e a modalidade de aquário mais avançada que um aquarista pode fazer, e uma tentativa de imitação da natureza em todos os seus detalhes, com peixes, plantas,rochas,substratos e parâmetros de água de um determinado ponto do planeta.
A cada ano aparecem montagens maravilhosas , onde os aquaristas tentam chegar o mais próximo possível da natureza e com resultados surpreendentes. Há alguns anos eu achava que um aquário de Ciclideos Africanos do lago Malawi era só amontoar um monte de pedras e estava ótimo, depois de ver a maravilhosa serie de fotos do livro Back to nature a Malawi Cichlids guide de AD konnings, fiquei encantado com as diversas formas que a natureza cria, e de como ela e harmônica, mesmo um amontoado de pedras tem uma assimetria e uma estética diferente na natureza, as indesejadas algas que há muito me atormentavam passaram a fazer parte dessa composição e nunca mais as vi da mesma forma. Hoje não consigo imaginar um aquário sem algas, elas dão um aspecto natural e diferente, quando as mantemos sobre um certo controle. Ao observar as rochas , descobri que são um enorme quebra cabeça, onde as peças se encaixam e podemos formar paisagens maravilhosas.
Mesmo com poucos elementos como rochas e areia, podemos recriar em casa o fundo enlameado e arenoso do lago Malawi.
Podemos pensar que para os peixes pouco importa a decoração, mas e um engano , existe uma coisa chamada herança genética , e nada como observar os peixes em seu comportamento natural, como um grupo de Pseudotropheus pastando sobre as rochas recobertas de algas, você pode observar como cada gênero do grupo Mbuna se adaptou para raspar as algas das rochas e ver como mesmo todos pertencendo a um mesmo grupo tem comportamentos diferentes entre si, ou ver os Aulonocaras se alimentando na areia ,engolindo a mesma e soltando pelos opérculos, ou mesmo como escavam suas próprias tocas e ninhos para reprodução.


Tentar recriar uma pequena porção da natureza pode ser um belo desafio ate para aquaristas mais experientes , mas vale a pena tentar .

Melhor se visto em 1024x768

Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 2007

Copyright © 2003-2007 C.M.C.A

Todos os direitos reservados.
Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários