Mbunas quem são?

Mbunas quem são?
O grupo Mbuna (pronuncia-se Ambuna) e o mais popular nos aquários de Ciclídeos Africanos. A palavra tem origem no dialeto chitumbuku falado ao norte do Malawi e significa peixe das rochas.
Os Mbunas são encontrados a profundidades apartir de 50 cms a 40 metros de profundidade ao longo de toda costa rochosa do lago Malawi, a população pode passar de 20 indivíduos por metro quadrado tanto em colônias como em grupos interespecies.
Os peixes encontrados em toda extensão do lago pode variar muito de coloração e não difícil encontrar populações de uma mesma espécie com colorações totalmente diferentes, isso pode ser observado a cada recife ou área isolada na costa do lago, esse fato se deve a especiação alopatrica (resultado da separação geográfica de uma ou mais populações de uma mesma espécie).
Cogita-se que evoluíram de um Haplochromideo que migrou de um rio da região para o lago, dando origem a mais de 11 gêneros e mais de 200 espécies.
Descrição
As principais caracteriscas dos Mbunas são colorido muito forte e corpo compacto em relação aos Haplochromideos do lago Malawi, são peixes muito bonitos de se ver, principalmente se mantidos em grande numero.
Os Mbunas dificilmente se afastam das rochas onde se abrigam, com exceção ao gênero Cynotilapia que habita o fundo arenoso do lago.
Os Mbunas evoluíram de forma que cada gênero se alimenta de uma forma diferente, tendo como base a enorme quantidade de algas que ficam nas pedras(aufwuchs) e micro-crustaceos que nela habitam.
Peixe do genro Labidochromis também se alimentam de moluscos, do gênero Melanochromis são predadores de filhotes de outros Mbunas e ate o bizarro habito do gênero Genyochromis que se alimenta das escamas de outros peixes.
O seu tamanho varia entre 10 e 13 centímetros, com raras vezes alguns machos atingem o tamanho de 15 cms .
Comportamento
Todo Mbuna e agressivo e defendeseu território ferozmente, a grande maioria e intolerante a machos de sua espécie e peixes com cores similares, algumas espécies como o Pseudotropheus saulosi formam cardumes , mas a grande maioria e encontrada só ou em pequenos haréns, onde são encontrados peixes de diversas idades, machos geralmente são expulsos do grupo pelo macho dominante.
Os Mbunas são muito prolíficos,podendo ter uma desova a cada 45 dias, como todo Ciclídeos do lago Malawi são incubadores bucais, o período de incubação pode variar de 21 a 27 dias, os filhotes já nascem se alimentando e logo que a fêmea os libera procuram abrigo entre as rochas.
Gêneros
Os gêneros podem ter uma aparência muito próxima e a diferenciação e feita somente por especialistas, já que são mais difíceis de serem observadas por leigos, a principal forma de diferenciação entre eles e o formato e inserção da dentição.
Cyathochromis Trewavas, 1935 Cynotilapia Regan, 1922 (sinônimo: Microchromis)Genyochromis Trewavas, 1935Gephyrochromis Boulenger, 1901 (sinônimo: Christyella)Iodotropheus Oliver & Loiselle, 1972Labeotropheus Ahl, 1926Labidochromis Trewavas, 1935Maylandia Meyer & Foerster, 1984 (sinônimo: Metriaclima)Melanochromis Trewavas, 1935Petrotilapia Trewavas, 1935Pseudotropheus Regan, 1922 (inclui o subgênero Tropheops)
Referencias:
Back to nature a Cichlis Malawi guide: obra citada

ezstyle- 2004

Melhor se visto em 1024x768

Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 2007
Copyright © 2003-2007 C.M.C.A

Todos os direitos reservados.

Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários