Ciclideos quem são?

Ciclideos quem são?

Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Número de Gêneros: 105
Número de espécies: 1.300 espécies válidas, estimativa 1.900 espécies (Kullander, 1998)
O que e um Ciclideo?
Grosso modo, Ciclídeos são peixes da ordem dos Perciformes, com 1.500 gêneros e quase 10.000 espécies.
Os Ciclídeos são a maior família de peixes existente e são uma das mais importantes famílias de vertebrados: eles representam 5% dos vertebrados existentes na Terra.
Possuem o corpo comprimido lateralmente, uma narina apenas por lado do corpo, a linha lateral dividida e espinhos nas nadadeiras dorsal e anal (dorsal, entre 7 e 25 raios duros e 5 e 30 raios moles; anal, entre 3 e 15 raios duros, geralmente 3, e 4 e 15 raios moles, em algumas espécies até 30).
O seu tamanho varia de 2,5 centímetros (Neolamprologus multifasciatus) a 80 centímetros (Boulengerochromis microlepis), ambos do lago Tanganika. Possuem as mais variadas formas, mas em geral possuem o corpo moderadamente profundo e comprimido, em sua maioria são muito coloridos , com destaque especial aos peixes do lago Malawi, os mais coloridos da família. A grande maioria é usada como peixes ornamentais, onde geram divisas e empregos na pauta de exportação, são também interessantes para pesca comercial e esportiva.
Estão amplamente distribuídos pelo continente Americano, Africano, Madagascar, litoral sul da Índia e Oriente Médio. A saber, no vale do Jordão, Oriente Médio (quatro espécies), Irã (uma espécie), sul da Índia e Sri Lanka (3 espécies, também na água salobra), Madagascar (17 espécies válidas, algumas também na água salobra), Cuba (4 espécies válidas, algumas na água salobra), América do Norte e América Central (95 espécies válidas), e América Sul (290 espécies válidas). Foram introduzidos em vários países nos 4 continentes, e em alguns são a única fonte de proteína animal para milhões de pessoas.

Habitat
Os Ciclídeos são encontrados em água doce e algumas espécies em água salobra, não possuem espécies marinhas, apesar de alguns se aventurarem eventualmente na água salgada. São parentes dos Pomacentridae (donzelas e palhaços), Labridae (wrasses) e Apogonidae (peixes cardeais, cardinal banggai), entre outras famílias, com mais de 200 espécies em cada gênero.
São peixes tropicais habitando águas com temperatura acima de 20 graus centígrados, o pH e dureza dessas águas pode variar muito, podendo ser encontrados desde águas negras com pH de 5,0 a águas extremamente salinas e com o pH acima de 8,5.






















Evolução
Os Ciclídeos são um grupo de peixes monofiléticos, ou seja, evoluíram de um ancestral comum. Acredita-se que esse tenha migrado da água salgada da costa da terra de Godawana, antes da separação do supercontinente, até atingir a água doce onde esse ancestral evoluiu para as mais de 1.500 espécies existentes. Essas espécies evoluíram e se especializaram em hábitos alimentares dos mais variados possíveis, alguns até com métodos bizarros. Algumas espécies são eficientes predadores, caçando pequenos peixes, moluscos, crustáceos e insetos, outros são predadores de ovos, existem também os que se alimentam de vegetais e ainda aqueles que chegam a se alimentar de escamas de outros peixes
Comportamento
A característica mais marcante dos Ciclídeos é o cuidado com a prole. Apesar de algumas outras famílias terem comportamento similar, os Ciclídeos têm um zelo extraordinário com sua prole, defendendo-a com violência. Os seus métodos de reprodução são muito interessantes, algumas espécies fazem sua postura sobre o fundo de rios e lagos, outros em cavernas, entre as rochas, em conchas, em folhas duras de plantas e alguns encubam os ovos na boca.
Esse cuidado com os filhotes pode durar algumas semanas ou até meses, em alguns casos, como algumas espécies do lago Tanganika, esse laço dura a vida toda, onde podemos encontrar colônias de alguns Neolamprologus com mais de 500 indivíduos. São extremamente territoriais e, quando com filhotes, podem agredir outras espécies.
Os Ciclídeos possuem uma personalidade muito forte a ponto de carregar pedras muito maiores que eles, e outros objetos, para construir seu ninho ou deixar o ambiente mais a seu gosto. São animais muito inteligentes, conseguem reconhecer quem os trata, e são muito interessantes de se interagir.
Em Aquários
Ciclídeos, apesar de resistentes, podem não ser uma boa opção para iniciantes, pois algumas espécies, como já citado, têm hábitos predatórios, outras arrancam e devoram plantas, outros gostam de cavar o substrato. Algumas espécies precisam de condições especiais de água e de alimentação, portanto, devem ser introduzidas com cuidado em aquários comunitários.
Referências
Informação da família: www.fishbase.org
O que e um Ciclídeo: Dr. Michael k. Oliver
Evolução: www.pubmedcentral.nih.gov

ezstyle - 2004

Melhor se visto em 1024x768

Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 2007

Copyright © 2003-2007 C.M.C.A

Todos os direitos reservados.

Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários