Ciclideos da Africa ocidental

WEST SIDE!












Foto African Travel
Sempre que falamos em Ciclideos Africanos associamos a Ciclideos dos grandes lagos do Rift, mas existem dezenas de espécies muito bonitas e interessantes fora dessa região, os Ciclideos de rios Africanos como todos da família são territoriais e agressivos, alguns incubam ovos na boca e outros tem hábitos reprodutivos como os Ciclideos anões Sul-americanos.
Pseudocrenilabrus
São encontrados desde o delta do Nilo ao complexo da bacia do Congo, e também no rio Zambezi e riachos e pântanos próximos ao lago Malawi. São peixes bem coloridos e geralmente pequenos, tem preferência por águas com pouca correnteza, principalmente pequenos afluentes e córregos, são encontrados nos mais diferentes, desde águas duras e alcalinas a águas moles e acidas.
Alguns como o Phinlader vivem em riachos de planície e regiões pantanosas, e suportam temperaturas inferiores a 13 graus centígrados.
Em aquário aceitam bem qualquer tipo de alimentação, mas deve-se oferecer alimentação variada para manter suas cores brilhantes, principalmente alimentos vivos .
São peixes fáceis de reproduzir ,formam casais e são incubadores bucais
Pelvicachormis
O gênero Pelvicachromis e distribuído por vários paises Africanos entre eles Nigéria,Libéria e Republica dos Camarões, são encontrados nos mais variados tipos de hábitat desde riachos de águas negras a estuários e eventualmente alguns se aventuram em águas salgadas.
A espécie mais conhecida do gênero e P. pulcher (kribensis) e uma espécie muito popular pela sua rusticidade e beleza, e encontrado desde aquários plantados a aquários com peixes do vale do Rift,essa mistura não e aconselhável pois, e muito pacifico em relação a esses peixes,pode viver em pHs de 5,5 a 8,6 , dependendo no pH que e mantido pode gerar filhotes tendendo para mais para um sexo.Aceitam bem qualquer tipo de alimento ,mas e aconselhável complementar sua alimentação com alimentos vivos.
NANOCHROMIS
O gênero Nanochromis esta distribuído por quase toda África , são muito próximos ao gênero Pelvicacromis,seus hábitos lembram muito os Ciclideos anões Sul-americanos.incluindo a forma semelhante de desova.
Steatocranus
O gênero Steatocranus esta distribuído por Congo,Nigéria e Gana, são encontrados em riachos de águas rápidas e fundo rochoso,são peixes que ocupam um território pequeno geralmente no meio do aquário, são peixes com comportamento ligeiramente agressivo, desovam em um buraco escavado dentro de uma pequena caverna.
DIVANDU
Este gênero e meio desconhecido ainda para a maioria dos aquaristas do mundo,e pouco difundido no hobby. os Divandus são originários do Gabão.
são agressivos e fazem sua desova sobre o substrato
HEMICHROMIS
Os Hemichromis são conhecidos popularmente como jóias , existem aproximadamente 11 espécies e com a introdução do peixe no hobby alguns híbridos tem surgido no mercado,são originados do Gabão,Serra Leoa,Gana,Nigéria,Zaire,Costa do Marfim,são encontrados nos mais diversos pHs, variando 6,0 a 8,0,alguns também são encontrado em regiões litorâneas em águas salobras.
são peixes agressivos e não devem mantidos com peixes pequenos,também não são indicados para aquários plantados pois são ótimos escavadores.
a sua reprodução e simples e são muito prolíficos ,como a maioria dos West africans são monogâmicos,não se deve manter mais de uma espécie juntas pois podem gerar híbridos.
Anomalochromis
O gênero Anomalochromis e muito similar ao Hemichromis ,tendo ate o mesmo nome comum de peixes jóia ,também tem o mesmo comportamento e hábitos reprodutivos, só diferem em cor pois os Anomalochromis tendem para o amarelo.
CROMIDOTILAPIA
O gênero Cromidotilapia esta distribuído pelo Congo e Costa do Marfin, tem um tamanho variando entre 12 e 16 centímetros, são tímidos e parcialmente pacíficos .
já foram classificado no gênero Hemichromis, são incubadores bucais e bons pais, não devem ser colocados em aquários plantados pois alem de arrancar plantas essas fazem parte de sua dieta.


TELEOGRAMMA
O gênero Teleogramma e originário do rio Zaire ,são peixes agressivos e predadores de peixes pequenos,devem ser mantidos somente com a própria espécie, em aquários se alimentam de qualquer coisa oferecida, preferem pH entre 6,6 e 7,0, e fundo rochoso.

LAMPROLOGUS
Esse e um caso raro,os Lamprologus são mais conhecidos pelas espécies do lago Tanganika , mas possuem parentes no rio Congo e seus afluentes, tem os mesmos hábitos de seus parentes do lago Tanganika.
THORACOCHROMIS
O Thoracochromis e endêmico do rio Fwa no Zaire, e uma espécie rara e de comportamento pacifico.

THYSOCHROMIS
O Thysochromis esta distribuído por rios costeiros da Costa do Marfin e Nigéria,prefere o pH entre 7,0 e 7,5, substrato de areia onde costuma cavar o seu ninho para desova, precisa de alimentação rica em proteína animal.

PARANOCHROMIS

OREOCHROMIS
O gênero Oreochromis e conhecido popularmente como tilapia, são peixes grandes e agressivos, vivem bem em grupos e não deve ser mantido com espécies menores,são peixes mais indicados para lagos.
TILAPIA
O gênero Tilapia e similar ao Oreochromis
EZSTYLE - 2003


Melhor se visto em 1024x768

Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 2007

Copyright © 2003-2007 C.M.C.A

Todos os direitos reservados.

Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários