Artemia



Alimentação Viva para Ciclídeos Africanos

Por Bruno Galhardi

O objetivo deste pequeno artigo é esclarecer algo sobre a alimentação viva dos Ciclídeos Africanos (CAs).
É extremamente comum observamos afirmações errôneas a respeito da alimentação de CAs. Uma das mais comuns é a respeito da utilização de alimentos vivos em quantidade considerável aos peixes, partindo do pressuposto de que a alimentação viva possui papel fundamental na nutrição de todo e qualquer peixe.
Convém esclarecer que determinadas espécies, como Tropheus sp. e Mbunas em geral, tem uma dieta quase que estritamente herbívora e podem facilmente vir a adoecer em virtude de uma alimentação rica em alimentos de origem animal.
Ao passo que do mesmo modo que convém esclarecer que existem grupos de CAs predadores que necessitam de doses maciças de proteína animal para obterem um desenvolvimento e metabolismo perfeitos.
É dever de todo e qualquer aquarista conhecer profundamente as exigências dos espécimes que possui, tanto no que se refere alimentação como no comportamento, reprodução, etc.
Dito isso, podemos citar algumas das alternativas mais comuns em termos de alimentação viva:
Artemia salina
Conhecida como brine shrimp, camarão-de-água-salgada, ou simplesmente Artêmia, esse pequeno crustáceo é de longe o mais utilizado na alimentação de peixes ornamentais. Atinge em média cerca de 10mm de comprimento e possui uma coloração alaranjada, próxima ao vermelho. Habitam água salobra ou salgada, alimentando-se principalmente do zooplâncton.
São muito apreciadas pelos peixes devido a sua intensa natação. São muito utilizadas devido a grande carga protéica e lipídeos que possuem em quantidade, motivo pelo qual são utilizadas na alimentação em períodos de temperatura mais baixas.
Suas larvas, conhecidas como “náuplios”, são utilizadas na alimentação da quase totalidade de alevinos de peixes ornamentais.
Podem ser facilmente obtidas em lojas de aquarismo ou mesmo criadas em casa, adquirindo-se as ovas de artêmia desidratadas, conhecidas como cistos



Melhor se visto em 1024x768


Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 2007
Copyright © 2003-2007 C.M.C.A
Todos os direitos reservados.

Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários

Qual a melhor forma de se criar artemia em casa?