Alimentando Ciclideos Africanos

A coloração e controlada pelo sistema nervoso e glândula endócrina, mas uma alimentação racional e balanceada também tem um papel fundamental nas cores dos peixes, Os Ciclideos Africanos são conhecidos por suas cores brilhantes que chegam a lembrar peixes marinhos,sempre lembrando que o fator qualidade de água influi também na coloração.
Quando compramos Ciclideos Africanos, geralmente estão com 3 a 4 meses, nesse período e muito importante uma boa alimentação,pois nessa fase e que os pigmentos estão se desenvolvendo, se bem alimentados e mantidos em boas condições, assim que atingem a maturidade nos brindam com toda plenitude de suas cores. Essa e uma das razões que sou contra a alimentação de Mbunas somente com flocos de spirulina,informações erradas levam aquaristas a crer que o uso de rações para uso especifico com Ciclideos podem levar seus peixes a contrair o Malawi bloat.
Essa idéia não condiz com a realidade, e reconhecido que o gênero Labidocromis, alem de algas se alimentam de microcrustaceos e insetos, e alguns Pseudotropheus como o cabro e alguns elongatus se alimentam de parasitas externos dos bragres do Malawi(Bagrus meridionalis), alem disso na estação de chuvas no Malawi milhares de Efemeridas e outros insetos e vem ao lago para se reproduzirem, caindo sobre os lagos todos os peixes sem distinção se alimentam delas.
mas também reconhecemos que a estrutura genética dos Mbunas não lhes permite consumir altas doses de proteína animal, isso também se aplica aos Tropheus do lago Tanganika. o uso em excesso desse tipo de alimentação pode levá-los a desenvolver o Malawi bloat.
O que sugerimos e uma alimentação variada e racional,usando spirulina como base na alimentação e flocos específicos para Ciclideos ou rações para melhorar a coloração, pois são ricas em caroteno que realçam as cores amarelas e vermelhas, o uso de vegetais como alface ,acelga ou agrião também são indicados, alimentos vivos como artemia uma ou duas vezes por semana também não pode ser descartado, só devemos evitar alimentos como tubifex vivos, pois são muito gordurosos.
ezstyle -2003

Melhor se visto em 1024x768

Ezstyle -Bruno Galhardi -2003- 2007

Copyright © 2003-2007 C.M.C.A

Todos os direitos reservados.

Todas as ilustrações e textos desta página são propriedade de seus respectivos autores

Comentários